Logo Folha de Candelária
Região 25/09/2020 09:06
Por: Diego Foppa

Novo Cabrais : grupo se mobiliza para criar Associação de Bombeiros Voluntários

Reunião marcada para o próximo dia 3 servirá para definir a diretoria da entidade e dar início aos trâmites burocráticos

  • No próximo dia 3, o grupo irá novamente se reunir, mas desta vez com o objetivo de eleger uma diretoria e dar início aos trâmites burocráticos
  •  Anderson Jociel da Rosa, presidente da Voluntersul, destacou a importância da criação da associação
  •  Cristian Bitencourt: “muito importante termos uma corporação aqui”

Um grupo formado por nove cabraisenses está se mobilizando para criar a Associação de Bombeiros Voluntários de Novo Cabrais. Na última sexta, 19, a primeira reunião para tratar do assunto foi realizada. Conforme Cristian Bitencourt, de 32 anos, que encabeçou o movimento, a ideia surgiu diante da admiração pelo trabalho dos bombeiros e da necessidade do município em ter uma corporação. “O tempo é sempre inimigo em uma ocorrência, seja ela qual for. Por isso, é muito importante termos uma corporação aqui”, argumentou. Bombeiro militar por formação, Cristian relembra que chegou a se inscrever para trabalhar com os Bombeiros Voluntários de Candelária, mas acabou desistindo, devido ao nascimento do filho. 

No próximo dia 3, o grupo irá novamente se reunir, mas desta vez com o objetivo de eleger uma diretoria e dar início aos trâmites burocráticos para a criação da associação. “Nossa prioridade será legalizar tudo, seguindo as orientações da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul). Após isso, vamos nos organizar para pedir apoio da comunidade em geral, empresas e poder público para que, consequentemente possamos ter nossa estrutura e equipamentos necessários”, adiantou.

“Essencial para a comunidade”, afirma presidente da Voluntersul 

O diretor-presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários do Estado do Rio Grande do Sul (Voluntersul), Anderson Jociel da Rosa, destacou a importância e necessidade da criação da associação. “É uma entidade essencial para a comunidade, pois não atua somente combatendo incêndios. Uma associação de bombeiros voluntários, também é muito importante em ações sociais”, enfatizou o diretor-presidente. Ainda segundo Anderson, uma boa organização é fundamental para a criação da corporação. “Foco e planejamento não podem faltar”, resumiu. Outro ponto citado por Anderson foi a importância da isenção política dos profissionais que estarão envolvidos. “O apoio do poder público é fundamental, mas a entidade em hipótese alguma pode ter uma preferência política, pois trabalha em favor do município e das pessoas que vivem nele”, disse. 

Com relação à preparação dos profissionais, o diretor-presidente da Voluntersul afirmou que eles precisarão passar por uma capacitação. “A área de atuação dos profissionais é o que vai determinar o tempo de duração do curso. O básico é que haja uma preparação para atuar no combate a incêndios, primeiros socorros e salvamentos em geral”, comentou. Atualmente, o Estado conta com 64 corporações de bombeiros filiadas à entidade. 

 COMO É ATUALMENTE -  Embora os Bombeiros Voluntários de Candelária sejam a corporação mais próxima à Novo Cabrais, eles não devem ser acionados pelos cabraisenses por não possuírem um convênio com o município. Por pertencer à outra jurisdição, somente os Bombeiros Militares de Cachoeira do Sul podem atuar no município. Além disso, no início deste ano foi publicada Diário Oficial do Estado (DOU), uma portaria que determinou o cumprimento de normas técnicas que impactam na atuação dos Bombeiros Voluntários no Rio Grande do Sul. Entre as determinações mais significativas está a limitação da área de atuação dos bombeiros. Com a nova regra, a área de atuação da corporação deverá ser somente em seu município de origem. Em junho, um projeto que regulamenta a atividade dos bombeiros voluntários no Estado foi protocolado no Legislativo gaúcho. A proposta é subscrita por 39 deputados.