Logo Folha de Candelária
Saúde 09/02/2023 18:28
Por: Charles Silva

Covid-19: Município amplia vacinação para crianças a partir de 6 meses

A vacina Pfizer Baby estará disponível no Centro Municipal de Vacinação todas as terças e quintas sem necessidade de agendamento

A imunização é o melhor caminho para evitar o surgimento de novas variantes, o aumento do contágio e dos óbitos em decorrência da covid-19. Entretanto, os índices de vacinação contra a doença seguem em queda em todo o país. Este contexto exige que o Ministério da Saúde desenvolva novas campanhas de conscientização e estenda as ações para ampliar a adesão ao Programa Nacional de Vacinação (PNV).

Dentre estas novas mudanças, está a disponibilização da vacina Pfeizer Baby, que já pode ser encontrada em Candelária no Centro Municipal de Vacinação (CMV). A faixa etária atendida pelo imunizante são as crianças de 6 meses até 5 anos incompletos. Sua aplicação será realizada todas as terças e quintas, sem necessidade de agendamento. Ainda, para facilitar o acesso da população, a partir de 4 de março, o CMV estará aberto no primeiro sábado de cada mês, atendendo a todas as faixas etárias.

No município, a baixa taxa de cobertura vacinal tem preocupado as autoridades de Saúde. Das crianças entre 5 e 11 anos, apenas 60% receberam a primeira dose da vacina e somente 46% tomaram a segunda dose. Já entre as crianças de 3 e 4 anos, a cobertura é ainda mais deficitária, atingindo somente 20% com a primeira dose e 10% com a segunda. O patamar considerado seguro pelo Ministério da Saúde é de 95%.

De acordo com a Coordenadora do Centro Municipal de Vacinação, a enfermeira Nerizane Fornari, aumentar a cobertura infantil é muito importante, principalmente neste período do ano, quando as crianças estão retornando à escola. “A pandemia da covid-19 ainda não foi totalmente superada e deve ser motivo de preocupação. O contágio está aumentando entre as crianças e não podemos descuidar agora. A vacina é segura e salva vidas. Não podemos colocar nossos pequenos em risco. Vacinem-se”, alertou a enfermeira.

 

70 anos ou mais

O Rio Grande do Sul recebeu na manhã desta quinta, 9, o primeiro lote da vacina bivalente contra a covid-19. São 32,4 mil doses do novo imunizante da Pfizer, considerado atualizado e mais eficaz contra o vírus original e suas variantes, que serão distribuídos já nesta sexta, 10, para serem utilizados a partir da próxima semana. Os primeiros grupos contemplados com a vacina serão os idosos de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e institucionalizados.