Por: Charles Silva
Evento promovido pela OAB debateu o papel das empresas na luta Antidiscriminatória
No último dia 14 de março, a OAB Subseção de Candelária, através da Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial e Comissão da Mulher Advogada, promoveu seu 1º Ciclo de Debates Antidiscriminatórios. O evento, promovido na Casa de festa e Bistrô Capim Limão, teve como temática “O papel das empresas para além do discurso de boas práticas" e promoveu discussões sobre a promoção da igualdade e o combate à discriminação na sociedade atual.
O debate foi mediado por Leandro da Cruz Soares, advogado, escritor e Conselheiro Estadual da OAB/RS, e contou com a participação de Janaína Cordeiro, doutoranda, mestre em direito, conselheira estadual da OAB/RS e vice-presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RS; Carlos Eduardo Pereira, empresário, músico e atual coordenador do pronto atendimento do Hospital Santa Cruz/RS; e Lize Dupont Maurer, psicóloga e sócia proprietária da Dupont Distribuidora Nestle.
Conforme a advogada e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial da OAB Candelária, Juliana Inácio Gonçalves, mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento e puderam vislumbrar um pouco da realidade que a população negra enfrenta ao buscar uma vaga no mercado de trabalho. Segundo Juliana, a discussão é importante, pois não existe mais espaço para preconceito e desigualdades raciais e de gênero, tanto em círculos sociais quanto no contexto corporativo. “Qualquer um que preste atenção irá notar que existem poucas pessoas negras ocupando cargos de responsabilidade nas empresas brasileiras. Ainda mais quando consideramos comunidades colonizadas por imigrantes alemães, caso da nossa região. Isso não significa que não existem negros vivendo aqui, mas sim que eles não têm tido oportunidade para ocupar estes espaços”, relatou.
A advogada agradeceu a todos que compareceram no evento e afirmou que a Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial da OAB Candelária já está preparando outros eventos para avançar na luta contra a desigualdade. “Com passos pequenos, mas firmes e efetivos, seguimos em frente diante das necessidades gritantes impostas pela desigualdade, sempre buscando avançar nesta luta”, finalizou.