Logo Folha de Candelária
Saúde 24/01/2022 18:09
Por: Redação

Centro respiratório da Ulbra irá funcionar das 7h às 19h

Mudança foi justificada pela grande demanda. Saúde orienta que em casos mais leves não há necessidade de buscar atendimento, apenas reforçar as medidas protetivas

A segunda do dia 24 de janeiro começou em Candelaria com grande movimentação no Centro Respiratório (CR), que funciona no prédio da Ulbra. Já por volta das 7h da manhã havia a formação de fila na calçada, com as pessoas aguardando o início do atendimento. Em virtude desse expressivo crescimento das consultas, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu ampliar o atendimento na unidade já a partir desta terça, 25, passando a funcionar das 7h às 19h, de segunda a sexta. A crescente demanda no CR é resultado da circulação da nova variante ômicron, responsável também pela avalanche de novos casos registrada nos últimos dias. De acordo com o boletim divulgado nesta segunda, 24, foram contabilizados 95 casos novos em Candelária desde o levantamento anterior, datado de sexta, 21.

A notícia boa é que a maioria dos contaminados não desenvolve sintomas graves. De acordo com as autoridades da saúde, a vacinação garante uma proteção absolutamente essencial para evitar o desenvolvimento de consequências mais severas da doença. Em função dessa realidade, a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Melissa Rathke, recomenda que as pessoas com sintomas leves não procurem atendimento, considerando que diante da alta incidência da covid-19 neste momento, a contaminação já é presumida. “Atualmente, a grande maioria de quem apresenta sintomas testa positivo”, ressalta Melissa. A orientação, nesses casos leves, é apenas reforçar as medidas protetivas. “Dessa forma, será possível evitar a circulação de pessoas possivelmente contaminadas e aliviar a demanda no Centro Respiratório”, completou. Melissa ainda fez questão de repassar os novos protocolos de isolamento para o atual momento da pandemia. O período de isolamento varia entre 5, 7 ou 10 dias, a partir de das seguintes condições (o prazo começa a contar a partir do início dos sintomas):

- 5 (cinco) dias – para as pessoas com esquema vacinal completo, com sintomas leves e sem febre;

- 7 (sete) dias – para as pessoas com esquema vacinal completo, mas que apresentam febre;

- 10 (dez) dias – para as pessoas sem vacinação ou com imunização contra a covid-19 em atraso, independente dos sintomas.

A enfermeira Melissa ainda traz um esclarecimento adicional para quem teve algum contato mais próximo com uma pessoa positivada, algo muito comum nos últimos dias. Segundo ela, as pessoas com esquema vacinal completo e que não apresentam qualquer sintoma, mesmo após contato com alguém infectado, não têm necessidade de se isolar. “A orientação, nesses casos, é apenas reforçar as medidas protetivas já conhecidas, especialmente o uso de máscaras”, concluiu.