Por: Tiago Mairo Garcia
Flyboys realiza treinamento com técnico europeu em Candelária
Zeljko Vasiljevic, da Seleção de base da Sérvia, ministrou trabalho de fundamentos para atletas candelarienses
Uma oportunidade única de se aprimorar os fundamentos do basquete com orientações de um profissional renomado no cenário do basquete mundial. Em roteiro pelo sul do Brasil através do V Circuito Europeu de Basquete no Brasil 2019, o Técnico das seleções de base da Sérvia, Zeljko Vasiljevic , esteve na tarde de ontem, 16, no Ginásio Municipal Dr. Gomes para realizar uma clinica de basquete com os atletas da Associação Esportiva Flyboys, de Candelária.
Vasiljevic tem no currículo, passagens por várias equipes na Europa, clínicas no exterior e a coordenação da Federação Sérvia. Ele também possui ligação com o Estrela Vermelha, de Belgrado. Durante duas horas, o técnico sérvio apresentou uma série de fundamentos do basquete para os alunos da equipe candelariense. Com a fala em inglês, o técnico sérvio contou com o auxilio do treinador Antônio Krebs Junior, o Pitu, do Colégio Sinodal, que atuou como tradutor para explicar os movimentos aos alunos.
Em entrevista concedida a Folha, Zeljko Vasiljevic destacou ser importante ensinar o conceito europeu no Brasil para que a modalidade possa evoluir no país. "A maneira como eles ensinam o basquete na europa é a mesma que ensinam na Sérvia. É importante que os brasileiros tenham esse conhecimento para aplicar aqui e evoluir a modalidade". O treinador elogiou o nível dos atletas brasileiros, mas salientou ser necessário haver um maior trabalho individual com os atletas. "O nível é bom, mas é preciso mais conhecimento para capacitar treinadores e atletas", salientou . Ao comentar sobre a próximo mundial de basquete masculino, o treinador sérvio exaltou a sua confiança na seleção da Sérvia em estar no pódio. "A Sérvia terá uma medalha. Todos os jogadores sérvios da NBA jogarão pela seleção e a Sérvia será uma forte candidata", destacou o treinador.
O treinador do Colégio Sinodal Antonio Krebs Junior, o Pitu, destacou que o treinador sérvio não tem problemas com o nível do basquete que ele trabalha. Pitu elogiou o trabalho realizado pelo Flyboys em Candelária. "É importante trazer esse circuito para Candelária que hoje faz parte do cenário do basquete no Rio Grande do Sul. É a primeira vez que venho e vejo o esforço que é feito para fazer basquete em Candelária. Estou feliz de trazer isso e satisfeito com o nível de disciplina e treino na execução dos exercícios", salientou.
O técnico do Flyboys, Ricardo Ellwanger, destacou a oportunidade da clinica internacional aos atletas candelarienses. "A escola europeia de basquete é uma das mais conceituadas do mundo. Foi uma nova experiência para todos nós aprendermos o diferente e obter uma nova visão de basquete para ser aplicado dentro de quadra", finalizou o treinador candelariense.