Por: Odete Jochims
Reestruturação da Aturvarp irá ampliar serviço técnico aos municípios
A Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) irá ampliar o rol de serviços e atenção aos 13 municípios associados. A meta é implantar as novas demandas a partir do primeiro semestre de 2026, quando se inicia o novo ciclo de contribuições dos municípios vinculados à associação. Com o reequilíbrio financeiro aprovado em assembleia geral da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), ocorrida em 9 de outubro, e a ratificação de todos os gestores, os novos valores de custeio irão permitir a contração da assessoria técnica, feita por profissional do turismo, assim como o atendimento administrativo, ambos em tempo integral. Atualmente, estes serviços são contratados por horas/mês, dentro das atuais possibilidades de caixa da entidade.
De acordo com o presidente da Aturvarp, Djalmar Ernani Marquardt, o reequilíbrio financeiro foi fruto de um estudo, por meio de uma comissão de finanças da entidade, que analisou as despesas atuais e a necessidade de ampliação de serviços prestados pela associação. "Com isso, reequilibramos as tabelas de contribuição, passando a um valor factível aos municípios e que ao mesmo tempo, torna viável o investimento em capital humano, para gerar novos serviços e até mesmo novas fontes de receita para a Aturvarp", revela.
A proposta de reestruturação foi aprovada, por unanimidade pelos prefeitos, durante a última assembleia da entidade, na abertura da 40ª Oktoberfest. As novas faixas de contribuição, calculadas proporcionalmente a partir do número de habitantes dos municípios, passam a valer a partir de 1ª de janeiro de 2026. "Precisávamos fazer esta adequação naquele momento, pois está no período em que os municípios calculam os seus orçamentos para o próximo ano. Também esperamos divulgar apenas agora, porque ainda necessitamos colher assinaturas de prefeitos que não estavam no evento", justifica o presidente.
Com a mudança, a Aturvarp passará a ter atendimento presencial, junto ao escritório, no Pavilhão Central da Oktoberfest, de segunda à sexta-feira, assim como a disponibilidade técnica de turismólogo, pela mesma jornada. "Este é, talvez, o maior benefício, pois hoje contamos com este trabalho profissional com um limite muito pequeno de horas por mês. Esta melhoria representa um avanço significativo nos serviços da associação para o Vale do Rio Pardo", ressalta.
Bom momento do turismo
Por meio de diversas ações de divulgação e promoção dos destinos turísticos do Vale do Rio Pardo, o presidente da Aturvarp avalia o atual cenário como um bom momento para o setor. "Com o fortalecimento de nossa entidade e a possibilidade de planejamento de novas ações, entendemos que o segmento passa a viver um novo e virtuoso momento, fruto do trabalho da entidade, assim como da dedicação dos empreendedores, empresários e negócios do ramo que solidificam a região como um destino e não mais apenas como um potencial turístico", classifica Djalmar Ernani Marquardt.
A expectativa para 2026 também é favorável à ação do turismo local, o projeto Viva Esta Experiência. A consolidação das ações e a implementação de novas propostas tendem a transformar o movimento na marca turística do Vale do Rio Pardo. "Com esta unidade entre os municípios e destinos turísticos será possível alcançar ainda mais potenciais turistas, consolidando a nossa região junto aos principais destinos visitados no Rio Grande do Sul", projeta o presidente.
Fotos: Rodrigo Nascimento MKT