Logo Folha de Candelária
Geral 23/05/2023 09:43
Por: Diego Foppa

Aplicativo com botão de emergência para as escolas

Funcionamento da tecnologia foi aprovada pelas autoridades de segurança locais. Nesta sexta, novidade será apresentada para as direções das escolas municipais

Uma solução tecnológica deverá melhorar a sensação de segurança nas escolas de Candelária. Conforme informou o secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, a Prefeitura já vinha há vários meses tratando da contratação de um serviço de segurança para instalação de câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos da cidade. O sistema prevê a inclusão de câmeras privadas, chamadas como colaborativas. No entanto, o atentado ocorrido no início de abril em Blumenau/SC, que vitimou quatro crianças de uma creche, acelerou a necessidade de buscar uma solução capaz de trazer mais segurança para as escolas. Através de um processo licitatório, a municipalidade formalizou a contratação de uma empresa que irá disponibilizar um aplicativo através do qual será possível acionar um botão de emergência para situações de risco nas escolas. 

Na manhã do último dia 12, o funcionamento do aplicativo foi apresentado para representantes das forças policiais do município e para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária. Participaram da reunião, o vice-prefeito Cristiano Becker, o secretário Jorge Mallmann, além dos servidores Tales Machado e Nathan Gomes, da área de TI da Prefeitura. A Polícia Civil esteve representada pelo delegado Tiago Wekhauser Bittencourt, acompanhado pelo inspetor Paulo Renato Thumé. Já pela Brigada Militar, acompanharam a explanação a comandante da 4ª Cia da BM de Candelária, capitã Quelen Brondani de Aquino, ao lado do tenente André Alves e do soldado Ítalo Mattana. Os bombeiros voluntários foram representados pelo presidente Mateus Böck. Tanto o delegado Tiago como a capitã Quelen elogiaram a iniciativa do município e prometeram se engajar no esforço para melhorar a segurança nas escolas. Na última sexta, 19, o projeto foi apresentado para as direções das escolas municipais. A ideia é disponibilizar o aplicativo também para as escolas estaduais e para o Colégio Medianeira, dependendo do interesse e a formalização de um convênio neste sentido. 

Conforme explica o vice-prefeito Cristiano Becker, o aplicativo traz uma solução de segurança bastante eficiente e rápida, à medida que estará disponível nos celulares da equipe diretiva e dos professores. Ele agradeceu a participação das forças policiais, valorizando a parceria firmada. “Seguimos de mãos dadas para mais essa conquista”, destacou. Já o prefeito Nestor Ellwanger (Rim), voltou a falar que a educação é prioridade do governo e, nesse sentido, disse ser fundamental garantir um ambiente seguro para as escolas. Lembrou que a segurança é atribuição do estado, ressaltanto, no entanto, a necessidade de unir forças para gerar tranquilidade nos ambientes escolares do município. O aplicativo de segurança deverá entrar em funcionamento nos próximos dias. 

SAIBA MAIS 
Conforme explicado durante o encontro com as forças policiais, o aplicativo inclui um botão de emergência, que poderá ser acionado por todos os profissionais cadastrados de cada escola. O sistema enviará um alerta para uma central de moderação da empresa, que acionará as forças de segurança para atender o chamado nos endereços pré-cadastrados das escolas e creches do município. A emergência poderá ser acionada para qualquer situação de risco nas escolas, não necessariamente apenas para eventuais ações violentas. O acionamento poderá ser feito mesmo para acidentes, incêndios ou mesmo se algum aluno, professor ou qualquer pessoa da escola apresentar algum problema de saúde que necessitar de algum atendimento emergencial.