Por: Diego Foppa
Prefeitura notifica empresa responsável pelo vale-alimentação
Benefício não é mais aceito por supermercados em razão de atrasos de pagamentos da Face Card
Os 606 funcionários efetivos da prefeitura de Candelária recebem mensalmente um vale-alimentação de R$ 500,00. O benefício é um auxílio financeiro de caráter indenizatório destinado para custear despesas com alimentação funcionários públicos. O vale é disponibilizado através de um cartão magnético fornecido pela empresa Face Card, contratada através de licitação realizada em 2021. Pelo contrato, a Prefeitura repassa o valor dos vales para a empresa, que é responsável por pagar as compras realizadas nos estabelecimentos comerciais credenciados, que incluem os principais supermercados da cidade. O problema começou a partir do relato de atrasos de pagamentos aos mercados por parte da empresa. Já na sexta, 29, dois supermercados anunciaram nas suas redes sociais que não aceitariam mais o Face Card para pagamento de compras. Já no início da semana, todos os mercados da cidade tomaram a mesma posição.
Diante das queixas de servidores e dos mercados, a Prefeitura notificou na segunda, 1º, a Face Card para regularizar os repasses às empresas credenciadas em um prazo de 72 horas. Segundo apurado pela reportagem, a empresa já apresentava um histórico de atrasos nos pagamentos, mas depois acabava regularizando. Desta vez, a empresa não atendeu as solicitações e a própria Prefeitura registrou dificuldades para comprovar a ciência da notificação. A Prefeitura divulgou na terça, 2, uma nota de esclarecimento sobre o assunto, desculpando-se pelas dificuldades e transtornos, gerados, conforme salientado, por circunstâncias totalmente alheias à sua vontade e responsabilidade.
Até ontem o impasse se mantinha inalterado. Fontes consultadas na administração municipal informaram que uma alternativa é contratar de forma emergencial outra empresa para fornecer o vale-alimentação. No entanto, qualquer medida não pode ser feita antes da notificação, para dar o direito da empresa regularizar as pendências. Uma pesquisa feita pela reportagem mostrou que no município paranaense de Santo Antônio da Platina ocorreu neste ano uma situação bem semelhante envolvendo a mesma empresa. Lá, a empresa, após ser notificada, regularizou todos os débitos e seguiu prestando o serviço. Aqui, a esperança de todos os envolvidos é que o desfecho será igual.