Logo Folha de Candelária
Geral 29/07/2021 17:45
Por: Redação

Frente em defesa dos animais se reúne com representantes da ONG

Grupo de trabalho foi montado na Câmara para buscar soluções para os problemas relacionados à causa animal

Os vereadores que integram a Frente Parlamentar em Defesa dos Animais da Câmara de Candelária realizaram mais uma reunião sobre a causa animal. Na quarta, 28, o encontro foi com representantes da ONG S.O.S Bichos, na sala de reuniões do Legislativo. A presidente da entidade, Fabíola Freitas Henker, e a voluntária Marcela Wollmann participaram da reunião e relataram as dificuldades enfrentadas pela entidade.

A ONG S.O.S Bichos realiza um importante trabalho voluntário de resgate de animais abandonados e vítimas de maus-tratos no município. O aumento da demanda e o alto custo para atendimento veterinário são os principais problemas enfrentados pela entidade. Mesmo com a carência de recursos, os protetores não deixam de auxiliar os animais e buscar uma solução para os problemas.

Junto com o presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Animais, Jorge Willian Feistler (PTB), e as vereadoras Ginevra da Silveira (PSB) e Cristina Rohde (PSDB), foram listadas uma série de ações a curto e longo prazo, que o grupo de trabalho irá desenvolver nos próximos meses. Para a presidente da ONG, é necessário que se foque no controle populacional.

“A castração é primordial para diminuir a demanda de animais. Se gente conseguisse realizar, pelo menos, de cinco a 10 castrações por mês já seria uma grande ajuda”, afirmou. Conforme Fabíola, é necessário que se busque uma parceria nos setores público e privado também para os atendimentos veterinários dos animais resgatados. “Precisamos de um espaço para a realização de pequenas cirurgias e castrações”, ressaltou.

FISCALIZAÇÃO - Outro assunto levantado na reunião é a falta de execução da lei 1.629/2019, que prevê multa e até detenção para quem praticar maus-tratos e abandono de animais. O grupo de trabalho irá agendar uma reunião com o prefeito para cobrar a execução da lei e também que a prefeitura disponibilize um contato para que o cidadão possa realizar denúncias de crimes contra os animais, o que hoje não existe.

Além das ações de controle populacional, de atendimento veterinário e de fiscalização, a frente parlamentar irá atuar fortemente na conscientização. Para as crianças e jovens está sendo elaborada uma cartilha educativa, que será distribuída aos estudantes nas escolas do município. Também está sendo planejada uma campanha para as redes sociais com o intuito de conscientizar a população.

Créditos: Matheus Haetinger