Logo Folha de Candelária
Geral 10/05/2024 14:26
Por: Redação

Candelária recebe apoio da Defesa Civil Nacional

Representantes do órgão federal estiveram em Candelária para orientar ações emergenciais de resposta rápida

  • Agentes do Gade da Defesa Civil Nacional foram recebidos pelo prefeito e o coordenador do gabinete de crise
  • Representantes da Defesa Civil auxiliaram no encaminhamento de recursos para ajuda humanitária e para o restabelecimento dos serviços essencias

O prefeito Nestor Ellwanger (Rim), o vice prefeito Cristiano Becker e o coordenador do gabinete de crise, Flavio Karnopp, receberam na manhã de quarta, 8, uma equipe do Gade (Grupo de Apoio a Desastres) da Defesa Civil Nacional. O órgão federal esteve representando pelo coordenador de habitação e ações estratégicas, engenheiro Ademar Lopes, e pelo agente do grupo de apoio a Desastres da Defesa Civil Nacional, tenente Daniel Bernardo Rodrigues. A visita teve como objetivo orientar as primeiras medidas emergenciais para acessar recursos e também em relação aos levantamentos necessários em relação aos inúmeros estragos provocados pelo desastre natural, focando especialmente na assistência humanitária e o restabelecimento da cidade e das vias de acesso do interior.

Na sequência da visita à Prefeitura, os representantes da Defesa Civil Nacional se reuniram com o secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, e a procuradora geral do município, Tanaela Múller, além de outros servidores municipais. O secretário Mallmann elogiou a boa vontade e a eficiência dos agentes em prestar o suporte técnico, visando ajudar o município a dar os encaminhamentos corretos junto à Defesa Civil para otimizar ao máximo o acesso aos recursos disponíveis junto ao órgão federal. A primeira etapa da finalidade da visita técnica o município já tinha superado, que era a obtenção do reconhecimento federal da calamidade pública. Neste sentido, os técnicos elogiaram a administração municipal pela agilidade nesta providência. O segundo foco da orientação foi o preenchimento dos primeiros formulários disponíveis para uma resposta rápida da Defesa Civil Nacional. O primeiro formulário diz respeito à obtenção de recursos para ajuda humanitária. Através deste encaminhamento, serão destinados recursos para a compra de kits de limpeza, cestas básicas, colchões e outros itens necessários para ajudar no dia a dia das pessoas atingidas pela enchente. Para este formulário, existe um valor pré-aprovado de R$ 1.054.460,00 para ser destinado para enfrentar essas necessidades.

Outro formulário que o município de Candelária já encaminhou, a partir do suporte dos agentes da Defesa Civil, visa obter de forma rápida e emergencial, recursos para o restabelecimento de serviços essenciais. Neste sentido, o município irá obter recursos para contratação de materiais e serviços para execução de obras necessárias para restabelecer a mobilidade das pessoas, tanto na limpeza urbana como na desobstrução de ruas e estradas do interior, além da reconstrução de pontes de até 10 metros, bueiros e acessos. Neste formulário, existe um valor pré-aprovado de R$ 464.051,00. Conforme o engenheiro Ademar confirmou no final da tarde de ontem, estes dois formulários já obtiveram aprovação técnica, encontrando-se no trâmite financeiro para liberação. O engenheiro também explicou que o município ainda poderá apresentar na sequência, via sistema, outros formulários para restabelecimento de mobilidade, a partir de levantamentos detalhados, inclusive fotográficos, dos acessos interrompidos, incluindo pontes e bueiros.

Por fim, os representantes da Defesa Civil Nacional ainda repassaram a orientação para a elaboração de um plano de trabalho mais detalhado, que pode ser apresentado em um prazo de até 90 dias. Neste plano, poderão ser incluídas as demais necessidades de reconstrução do que foi destruído pela força da enchente. Conforme explicaram os técnicos, este estudo exige um levantamento mais detalhado e permite incluir, por exemplo, pontes avariadas ou destruídas com mais de 10 metros e até residências destruídas, desde que o proprietário tenha apenas esse imóvel e atenda outros requisitos que, na sequência, o setor competente da Prefeitura irá repassar para conhecimento geral da população. O secretário Jorge e a procuradora Tanaela agradeceram, em nome do município e do gabinete de crise, o apoio dos técnicos da Defesa Civil Nacional. “É uma ajuda que será essencial para ajudar o município a minimizar os prejuízos de grande monta que ainda são incalculáveis”, ressaltou Mallmann.