Logo Folha de Candelária
Meio Ambiente 30/08/2022 17:15
Por: Redação

Comitiva conhece Programa de Compostagem Doméstica

Equipe do DEMA foi a Venâncio Aires na última quarta, 24, conhecer melhor a iniciativa; objetivo é trazer a prática para Candelária

Na última quarta, 24, uma comitiva formada por representantes do Departamento do Meio Ambiente (DEMA) e do Conselho Municipal de Meio Ambiente estiveram em Venâncio Aires para conhecer de perto o Programa de Compostagem Doméstica desenvolvido no município. No local, a comitiva foi recepcionada pelo Secretário de Meio Ambiente Nilson Lehmen e demais técnicos, onde foram apresentados ao projeto.

A Fiscal Ambiental e Coordenadora Técnica do Programa de Compostagem, Carin Gomes, informou que todo o programa foi custeado por meio de recursos federais do Programa Lixão Zero e o planejamento teve início no primeiro semestre de 2020, com implantação efetiva no início de 2021. Também informou que até o presente momento foram distribuídas cerca de 2.000 unidades de kit composteira por ordem de interesse, ressaltando que a iniciativa teve um excelente retorno da população.

A comitiva do DEMA de Candelária foi composta pelo Diretor de Meio Ambiente Valter Fernando Schmidt Auler, o Biológo Cristian Pereira Pacheco, o Engenheiro Ambiental Roberto Pilz e o Geólogo Saulo Borsatto. Também acompanhou a visita, o Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Alcioní Silva de Castro.

 

O que dizem os técnicos

O Diretor de Meio Ambiente do Município, Valter Fernando Schmidt Auler, afirma que o programa de compostagem do município de Venâncio Aires vai ao encontro do que o departamento busca implementar em Candelária. “Trata-se de um programa simples que ajudará a reduzir o volume de resíduos destinados ao aterro sanitário, resultando em economia ao sistema de gestão municipal de resíduos sólidos.”

O Engenheiro Ambiental do DEMA, Roberto Pilz, informou que “o programa de Venâncio Aires demonstrou exemplar engajamento da população em buscar desenvolver uma prática simples de reciclagem da matéria orgânica. Ainda, ações como o programa de compostagem doméstica, por envolver o interesse voluntário da população, refletem na educação ambiental e conscientização sobre resíduos sólidos”.

Já o Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente, Alcioni Silva de Castro, lembra que  o Conselho é fundamental em um projeto dessa magnitude. “A iniciativa é compatível com os objetivos da Política Municipal de Meio Ambiente e, havendo a possibilidade, seria possível contarmos com a aplicação de recursos financeiros do Fundo Municipal de Meio Ambiente”, completa.

 

O Programa

A compostagem é uma forma de "reciclagem" dos resíduos orgânicos, por meio da qual as sobras de alimentos, restos de podas, grama, erva mate, dentre outros, são transformados em adubo orgânico e biofertilizante. Através da compostagem, um volume muito grande de resíduos deixa de ser enviado para o aterro sanitário. Isso significa que a compostagem possibilita importantes ganhos ambientais e também econômicos.

Em Venâncio Aires, famílias e entidades recebem, de forma gratuita, uma composteira doméstica de caixas, a matéria seca necessária para a cobertura dos resíduos orgânicos (relação carbono/nitrogênio), e as orientações necessárias para a realização da compostagem de forma adequada.