Por: Redação
Técnicos realizam diagnóstico do abastecimento de água no município
Trabalho também inclui coleta de dados sobre esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial
O abastecimento de água em Candelária segue sendo uma grande preocupação da administração. Na última terça-feira (22), técnicos da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) estiveram no município para realizar um diagnóstico para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que está sendo desenvolvido pela prefeitura, através do Departamento de Meio Ambiente (Dema).
A atividade com foco na zona urbana do município contou com a participação de técnicos do Dema e também da Vigilância Sanitária, além de representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O diagnóstico do abastecimento de água é fundamental para identificar problemas e oportunidades de melhoria na infraestrutura hídrica do município, garantindo que a população tenha acesso à água potável.
A Unisc também está coletando dados sobre esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial. A expectativa é que a versão final do PMSB, que incluirá ações e metas, seja concluída até julho de 2025. Conforme o Departamento de Meio Ambiente a iniciativa busca aprimorar a gestão dos recursos hídricos e garantir a sustentabilidade ambiental na região.
Contribuições
A revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) é um instrumento necessário para que o município possa ter acesso aos recursos públicos para aplicação em ações de saneamento ambiental nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos e drenagem pluvial, em atendimento a Lei Federal nº 11.445/2007, buscando qualidade de vida à população e proteção ao meio ambiente. A população pode contribuir com sugestões ou críticas até o dia 16 de novembro, através do e-mail saneamento@candelaria.rs.gov.br.