Logo Folha de Candelária
Geral 28/09/2023 18:01
Por: Charles Silva

Livro resgata a história de Candelária antes de sua colonização

Escrita pela autora candelariense Neide Valente, a obra de ficção histórica relata os costumes indígenas e o estabelecimento e destruição da Redução Jesuítica de Jesus-Maria, entre 1633 e 1636, onde viveram mais de 6 mil pessoas

Enquanto os preparativos para mais uma edição da Feira do Livro de Candelária estão em pleno vapor, uma das precursoras da literatura local, Neide Valente, de 77 anos, apresenta seu mais recente lançamento: o livro "Terra dos Bravos". A obra, uma ficção histórica, traz à tona os costumes dos indígenas locais e o estabelecimento, bem como a trágica destruição, da Redução Jesuítica de Jesus-Maria, que localizava-se onde hoje é o município de Candelária, entre 1633 e 1636.

A paixão de Neide pela história é antiga e já foi explorada em outras obras, como o livro “A Felicidade Está Logo Ali”, que relata a trajetória de uma família alemã que vem ao Brasil em busca do novo mundo. No entanto, segundo a autora, apesar dos imigrantes alemães e portugueses formarem a base de nossa comunidade, não foram os primeiros a habitar esta terras. Na obra “Terra dos Bravos”, os eventos reais se entrelaçam com uma narrativa fictícia, criando um retrato vivo de um passado pouco explorado. Neide resgata não apenas eventos, mas também sentimentos e tradições que moldaram profundamente a região.

Sobre o futuro, Neide afirma que mantém a porta aberta para novas histórias, sem descartar a possibilidade de continuar compartilhando o rico legado da sua terra. Quem desejar adquirir esta janela para o passado de Candelária pode entrar em contato diretamente com a autora ou sua filha Denise Ellwanger, professora na Escola Lepage, e obter seu exemplar pelo valor de R$20.

A AUTORA – Neide Geraldes Valente, 77 anos, nasceu no Rio de Janeiro, mas vive em Candelária há mais de 60 anos. Foi professora do Ensino Fundamental, Agente Administrativa na Prefeitura Municipal de Candelária e hoje está aposentada, dedicando-se à produção de suas obras. Sua jornada na escrita já se estende por mais de 50 anos, com muitas histórias ainda nunca expostas. Entre suas maiores publicações, estão os livros: Nunca mais é muito tempo, Índio Louro, A felicidade está logo ali e, o mais recente, Terra dos Bravos.