Por: Redação
Secretaria da Saúde apresenta relatório na Câmara de Vereadores
Dados do 2° quadrimestre são relativos às ações de saúde em Candelária
Na Sessão Ordinária desta segunda, 25 esteve presente Miguel Avila Garcia, assistente administrativo da Secretaria Municipal de Saúde, para apresentar os relatórios de Gestão do 2º quadrimestre de 2024, de maio a agosto deste ano, relativo as ações e serviços de saúde em Candelária.
Dentre os dados apresentados, estão as demandas da Ouvidoria, que constam: nove elogios; 15 reclamações; 6 solicitações; e 5 sugestões. Conforme Miguel, a ferramenta está sendo utilizada pela população de maneira diversificada. “Isso mostra a integração entre os pacientes que usam algum tipo de serviço de saúde oferecido pelo SUS e suas percepções sobre o que de fato é entregue”, salientou.
Um destaque importante é o incentivo para que a população continue a usar esse meio de comunicação junto à Secretaria de Saúde para que possam receber as respostas que necessitam de maneira transparente e séria. As informações coletadas na ouvidoria são oriundas normalmente das caixas de sugestões, via WhatsApp ou pessoalmente, e trata sobre a qualidade do atendimento da equipe e/ou dos profissionais. As solicitações sobre questionamento sobre agendamento e fila de espera também podem ser encaminhadas.
Indicadores financeiros
Na oportunidade, também foram apresentados indicadores financeiros, que mostraram participação da receita própria aplicada em Saúde, conforme a LC141/2012, de 21,83%.
Por sua vez, o controle da produção do 2º quadrimestre mostra os procedimentos realizados nas Unidades de Saúde, que são: CAPS, Centro de Especialidades, Pam Central, Posto de Saúde de Candelária, SAMU e as UBS Rincão, Marilene, Ewaldo e Pinheiro.
Também foram apresentados os dados de Unidades de Saúde: Centro de Atendimento Psicossocial de Candelária, Centro de Especialidades de Candelária – CEC, Pam de Candelária, Posto de Saúde de Candelária, Samu 192 Candelária e outras 7 unidades.
[Texto: Maieve Soares]