Logo Folha de Candelária
Geral 11/01/2024 18:55
Por: Diego Foppa

Buracos e sinalização ruim exigem atenção na VRS-858

Estrada que liga a RSC-287 às localidades de Linha do Rio e Quilombo, no interior de Candelária, apresenta antigos problemas que tem gerado insatisfação dos usuários da via

Ano novo, velho problema. Assim podem ser resumidas as condições de trafegabilidade da VRS-858, rodovia estadual que liga a RSC-287 às localidades de Linha do Rio e Quilombo, no interior de Candelária, vem testando a paciência dos motoristas. O problema é uma realidade enfrentada há muitos anos pelos usuários da via. Embora não esteja totalmente deteriorada, alguns pontos dos 13 quilômetros de asfalto estão bastante danificados e exigem atenção redobrada dos condutores, pois possuem crateras de variados tamanhos e profundidades que dificultam e colocam em risco a trafegabilidade. Nesses locais, não basta desviar – é necessário reduzir as marchas e frear. Além disso, a vegetação no entorno não recebe roçada e sinalização, quando existe, está apagada ou danificada. Durante a noite, praticamente não há iluminação e nos dias chuvosos o risco pode ser considerado ainda maior. 

Conforme relato de moradores locais, nos períodos de escoamento das safras, principalmente de fumo e a soja, a situação se agrava, com o tráfego intenso de veículos passando pela estrada. O fabricante de instrumentos musicais de percussão José Airton Perussatto, que reside no quilômetro 5 da rodovia, relembrou que em abril de 2023 foi realizado o recapeamento de 500 metros do asfalto. Contudo, a recapagem total do trecho ainda é aguardada. “É uma situação que acaba colocando em risco os usuários de maneira geral, pois além dos inúmeros buracos a estrada praticamente não tem sinalização”, resume.  

O que diz o Daer 
Via assessoria de imprensa, o Daer informou que a equipe da 3ª Superintendência de Santa Cruz do Sul está atuando no momento na RSC-153, entre Barros Cassal e Soledade. A previsão é que ainda no mês de janeiro também sejam realizados serviços de manutenção na VRS-858 para melhorar as condições de trafegabilidade. Além disso, a assessoria destacou que o Governo do Estado está investindo R$ 42,6 milhões nas regiões dos Vales do Rio Pardo e do Taquari. Os recursos estão sendo destinados a serviços de pavimentação em três ligações regionais e quatro acessos municipais, além de 24 obras de recuperação e conservação.