Por: Diego Foppa
Primavera dá colorido especial no Parque Witeck
Área de 70 hectares é um convite à contemplação e bem–estar em meio à natureza
Certamente um dos locais mais mágicos e inspiradores de todo o Rio Grande do Sul se encontra em Novo Cabrais. Criado a partir de um sonho de preservação ambiental, o Parque Witeck é um convite à contemplação e bem-estar em meio à natureza. Localizado no quilômetro 350 da BR-153, o local possui 70 hectares e conta com mais de 2,7 mil espécies de plantas de mais de 25 países de todos os cinco continentes, entre árvores, arbustos e forrações, tanto nativas quanto exóticas, o que permite dar uma volta ao redor do globo e viajar por florestas do mundo todo.
No local, o passeio pode ser guiado, guiado (pois as trilhas são auto-guiadas) ou as pessoas podem realizar um simples piquenique em um dos vários ambientes. A estimativa é que os visitantes levem cerca de duas horas para percorrer a trilha de três quilômetros, que dá a volta completa pelos bosques do parque. É importante destacar que, praticamente toda essa trilha possui calçamento, o que possibilita a visitação de pessoas com necessidades especiais.
De acordo com o diretor do espaço, Henrique Witeck, o parque possui peculiaridades nas quatro estações do ano, mas a primavera é uma das mais visitadas, assim como o outono. Nela, a cor predominante do parque fica sendo o verde e seus tons. “A espécie de árvore Acer, natural da Ásia, contribui para esta coloração. As cores vão mudando conforme a estação”, resume.
OS PLANOS PARA O FUTURO
Conforme Henrique, a ideia para o futuro é “tirar do papel” novos atrativos. Segundo ele, existe um planejamento para criar uma hospedagem ou pousada no local, bem como um viveiro para comercialização de plantas. Contudo, ele ressalta que até o fim do ano o parque já terá novidades: trata-se da implantação de uma cafeteria, uma biblioteca/museu. Com relação à biblioteca/museu, o espaços será em uma casa que foi reformada no parque pela família Barufaldi. Por conta da parceria, o local receberá o nome de Biblioteca Sônia Roesler Barufaldi. “Neste espaço, os visitantes poderão conferir fotos antigas e atuais do parque, bem como um acervo do doutor Acido Witeck (idealizador do parque e que faleceu em 2004)”, disse. Já a cafeteria será em um espaço novo nas dependências do parque. As obras devem ser iniciadas no mês que vem.
VISITAÇÃO
O Parque Witeck abre todos os dias da semana. De segunda a sexta, o horário de funcionamento é 8h30 às 17h30, sendo que o portão fica encostado no período do meio-dia às 13h30. Nos finais de semana, as visitações acontecem das 9h às 17h30. As visitas também podem ser agendadas via WhatsApp 51 – 9 9880-7701, com Henrique. Também é possível visualizar mais fotos do parque, através do Instagram @parquewiteck.
Fotos: Henrique Witeck