Logo Folha de Candelária
Esporte 15/05/2019 11:54
Por: Tiago Mairo Garcia

20ª Olímpiada Estudantil de Candelária é oficialmente aberta

Solenidade ocorreu na manhã desta quarta, 15, no Ginásio Municipal Dr. Gomes

Em solenidade realizada na manhã desta quarta, 15, foi aberta oficialmente a 20ª Olímpiada Estudantil de Candelária (OESC). A abertura celebrou os 20 anos do evento esportivo estudantil idealizado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte e Câmara de Vereadores.

Com a presença de autoridades, o protocolo iniciou com a entrada das bandeiras da Oesc, Brasil, Rio Grande do Sul e Candelária e das 14 escolas participantes. Após todos estarem perfilados, foi entoado os hinos do Brasil e de Candelária. A solenidade teve o acendimento da pira olímpica pelo aluno da Escola Estadual Guia Lopes, Marcos Morsch e o juramento do atleta, feito pelo aluno Daniel Gelsdorf, da Escola Estadual Fabio Nackpar dos Santos. Através de um vídeo gravado, o atleta candelariense Douglas Friedrich, goleiro do Bahia, destacou a sua participação na OESC e a importância do evento na formação dos jovens como cidadãos através do esporte.

Após ocorreram os pronunciamentos. Primeira a falar, a Secretaria Municipal de Educação, Esther Gelsdorf Spengler, destacou a importância da realização dos jogos escolares durante 20 anos. Ela agradeceu a Câmara pela parceria na realização do evento e desejou uma ótima disputa a todos os alunos. O Diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte, Flávio Kochenborger, representando o secretario Dionatan Moralles, lembrou dos anos em que participou do evento como professor e salientou que para se obter sucesso na vida, é preciso ter dedicação. Representando a Câmara de Vereadores, o vereador Celso Gehres, destacou que o legislativo é parceiro no incentivo ao esporte e a educação para a formação dos cidadãos. Último a se manifestar, o prefeito Paulo Butzge destacou que as olímpiadas estudantis é um momento de disputa com lealdade e integração entre os jovens para demonstrar todo o potencial esportivo representando a sua escola. Ao final, o prefeito declarou abertos os jogos de 2019. A solenidade foi encerrada com uma apresentação com o grupo de dança rítmica da Escola São João Batista de La Salle, do bairro Marilene.

Após o ato de abertura, teve início os jogos de basquete nas modalidades mirim, infantil e juvenil masculino e feminino que ocorrem durante todo o dia no Ginásio Municipal Dr. Gomes.