Logo Folha de Candelária
Geral 02/05/2025 09:37
Por: Odete Jochims

Medalha O Candelaria é entregue pela primeira vez

  • Os Homenageados

  Um marco para a história da paleontologia em Candelária foi registrado na manhã do feriado de 1º de maio, durante a Expocande. A Câmara de Vereadores, com o apoio do Museu Municipal Aristides Carlos Rodrigues, promoveu a primeira entrega da medalha “O Candelaria” — uma honraria destinada a pesquisadores, cientistas e professores que, com seu trabalho, contribuem para a construção e difusão do patrimônio fossilífero local no estado, no Brasil e no mundo.

  O evento contou ainda com o apoio do Sindicato Rural, que cedeu o espaço para a cerimônia, e da Loja Agricultura Familiar, responsável por oferecer uma mesa farta com produtos coloniais aos convidados.

  A presidente da Câmara, Jaira Diehl, destacou a importância de apoiar o Museu e a paleontologia local. Em nome de todos os vereadores, ela prestou homenagem ao curador do Museu, Carlos Rodrigues. “Se estamos aqui hoje, tendo o privilégio de acompanhar a evolução da paleontologia em Candelária, é graças às tuas mãos e ao amor incondicional que tens por essa causa”, declarou, ao entregar-lhe um mimo simbólico.

 Presente na cerimônia, o professor César Schultz — agraciado com o título de Cidadão Honorário de Candelária em 2013 — refletiu sobre a relevância da nova honraria. Segundo ele, a medalha representa um elo entre a comunidade candelariense e o trabalho dos cientistas. “O que nos une, Candelária e pesquisadores, são os fósseis. Se pudéssemos, deveríamos dar uma medalha para Candelária. Obrigado, Candelária!”, concluiu.

 A emoção transbordou quando todos os voluntários do Museu Municipal foram chamados à frente. Em troca, o público aplaudiu efusivamente, em pé, e foi possível ver diversos olhos marejados entre os homenageados.

Vídeo institucional

Antes do início da solenidade, foi exibido ao público um vídeo institucional realizado com apoio da Lei Paulo Gustavo e produzido pela Home Produtora, de Santa Cruz do Sul. A produção traz depoimentos de pesquisadores e voluntários, destacando a importância dos achados fossilíferos na região. O minidocumentário também retrata o trabalho de campo e o papel educacional do Museu, especialmente na recepção de escolas visitantes. Segundo o curador Carlos Rodrigues, o vídeo passará a ser um instrumento valioso para apresentar o Museu à comunidade. “Queremos utilizá-lo tanto para divulgação quanto como material didático nas escolas”, afirmou.



  Os homenageados

Dr. Agustín Guilhermo Martinelli

Dra. Marina Bento Soares

Dr. Felipe Pinheiro

Dr. Voltaire Dutra Paes Neto - Universidade Federal do Pampa – Unipampa;

Dr. Cesar Leandro Schultz - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS;

Dr. Flávio Augusto Pretto - Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/CAPPA;

Dra. Ana Maria Ribeiro – Museu de Ciências Naturais – SEMMA/RS;

Dr. Jorge Ferigolo – Museu de Ciências Naturais – SEMMA/RS