Por: Redação
Vacinação em primeira dose será retomada sábado
Procura intensa zerou o estoque disponível. Nova remessa de doses deve chegar ao município nesta sexta
A chegada de novos lotes de vacina contra a covid-19 permitiu à Secretaria Municipal de Saúde de Candelária ampliar a vacinação no município. No entanto, o cronograma divulgado no início da semana terá que ser interrompido nesta sexta, 9. Ocorre que a intensa procura registrada ao longo da semana zerou o estoque disponível para a aplicação em primeira dose. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Grazieli Priebe, está prevista para a tarde desta sexta a chegada de uma nova remessa de vacinas, o que permitirá retomar a imunização em primeira dose já a partir de sábado, 10. A programação da semana permitiu que na segunda, 5, as pessoas com 37 anos ou mais se vacinassem na Casa de Cultura ou nos postos de saúde dos bairros Rincão Comprido, Marilene e Ewaldo Prass. Na quarta, 7, a imunização foi ampliada para a faixa etária de 34 anos. Na sexta, 9, o cronograma divulgado incluiria a imunização para a faixa etária a partir dos 30 anos. No entanto, as pessoas dessa idade terão que esperar até o sábado. A Secretaria de Saúde salienta, por outro lado, que as pessoas que estão com a segunda dose agendadas podem seguir procurando normalmente os locais de vacinação para receber a aplicação, considerando que as doses das chamadas D2 estão todas guardadas.
NÚMEROS - Conforme números repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, até ontem o total de primeiras doses contra a covid-19 aplicadas em Candelária chegaram a 14.017, o equivalente a 44,61% da população residente. Já 5.842 pessoas (18,58%) completaram o esquema vacinal no município. A soma é resultado de 5.032 de duas aplicações e 810 da dose única oferecida pela vacina da Jansen.
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE - A vacina contra diferentes vírus da gripe, incluindo a H1N1, está liberada para toda a população a partir dos seis meses de idade. Essa aplicação pode ser feita no Clube Rio Branco, no horário das 8h às 11h30 e das 12h às 16h. A secretária Graziele Priebe alerta que essa imunização apresenta números preocupantes. Segundo informa, os grupos considerados prioritários (alguns deles estão listados abaixo), a população-alvo da vacina contra a gripe, soma 12.347 pessoas em Candelária. Desse contingente, apenas 42,9% se imunizaram até aqui contra os diferentes vírus da gripe, incluindo a H1N1. O ideal seria alcançar no mínimo 90%, segundo Grazieli, que afirma que tão importante como a vacina contra a covid-19, é se imunizar contra a gripe. Neste sentido, ela lembra que pode vir a acontecer uma nova pandemia de H1N1, como ocorreu há alguns anos atrás. Se hoje a capacidade hospitalar está controlada, salienta, isso pode mudar diante de uma incidência anormal de contaminações pelo vírus H1N1. Para ampliar essa imunização, a Secretaria Municipal de Saúde deverá realizar na próxima semana uma campanha especial de chamamento e conscientização das pessoas em relação à importância de também se vacinar contra a gripe.
Vacinação da gripe
Percentual dos grupos prioritários
- Puerperas - 29,3%
- Comorbidades - 41%
- Professores - 42,8
- Trabalhadores de saúde - 46,7%
- Crianças - 46, 9%
- Idosos - 48,7%
- Gestantes - 53,4%