Logo Folha de Candelária
Geral 05/07/2019 14:06
Por: Redação

Via Streaming: confira novas sugestões de filmes e séries

"Os Miseráveis", "Stranger Things" e "Reunião de Família" são os destaques

por Kreitlon Pereira

colunavia@gmail.com

Dica da Semana: “Os Miseráveis”

Adaptação do clássico de Victor Hugo, “Os Miseráveis” é um impactante musical que relata a vida da população francesa no Século XIX

Victor Hugo é um dos mais célebres escritores franceses. Pertencente ao movimento romântico, o poeta, romancista e dramaturgo escreveu diversas obras, das quais destacam-se "O Corcunda de Notre-Dame" e "Os Miseráveis". O primeiro título, inclusive, lhe concedeu uma nomeação que o tornou membro da Academia Francesa, em 1841. Além de sua contribuição para a literatura mundial, o autor também tinha uma vida política bastante ativa. Por sua posição contrária ao governo de Napoleão III, viveu mais de 18 anos em exílio em Bruxelas. Retornou ao seu país de origem em 1870 e foi eleito senador, cargo que depois abandonou.

Lançada em 1842, “Os Miseráveis” é a sua obra mais famosa, tendo vendido mais de 7 mil exemplares na França em apenas 24 horas. A popularidade do livro se estende até os dias atuais, com sua história adaptada diversas vezes para o cinema. Como musical, é considerada a quarta peça que ficou mais tempo em cartaz na Broadway, consagrando-a como uma das mais populares do mundo. Em 2012 chegou aos cinemas do mundo a adaptação do diretor Tom Hooper do clássico musical, que, além de ter sido muito popular entre o público, agradou aos críticos e foi destaque das premiações do Oscar, BAFTA e Globo Ouro. Atualmente, se encontra disponível no Looke e na Netflix.

A história se passa na França do Século XIX, entre duas grandes batalhas: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832. O filme, com duas horas e meia de duração, conta a história de Jean Valjean (Hugh Jackman), um homem que ficou 19 anos na prisão por ter roubado um pão para alimentar sua família. Depois de ser liberto, o protagonista não consegue encontrar nem um emprego nem um lugar para morar, pois em sua carteira de identificação consta como um ex-detento perigoso. Enfim é ajudado por um bispo, que lhe oferece abrigo. Porém, Jean Valjean rouba a prataria da Igreja e vai embora do local. Mesmo tendo traído sua confiança, o bispo o protege e, quando policiais capturam o protagonista, confirma a história falsa de que havia recebido os itens a ele de presente. Tocado pela atitude do bispo, Valjean decide mudar de vida e assume outra identidade, como dono de uma fábrica de tecidos. Porém, seu passado ainda o assombra, com a incessante perseguição do inspetor Javert (Russell Crowe). O filme, apesar de ser uma crítica à sociedade francesa da época, se mostra muito contemporâneo. Permite refletir sobre diversos aspectos do mundo atual, como o preconceito e a intolerância.

Link para o trailer de “Os Miseráveis”: https://youtu.be/25sBSaecx_E

Mais velhos e mais esquisitos

Nova temporada de “Stranger Things” chega à Netflix para dar um tom mais maduro à série

Em 2016, a Netflix lançou a série “Stranger Things”, na qual um grupo de crianças tem que enfrentar uma série de monstros de uma sombria realidade paralela. A produção estourou a ponto de se tornar uma das séries mais vistas da plataforma, ganhando uma enorme quantidade de fãs no processo. Consequentemente, o sucesso das duas primeiras temporadas da trama fez com que a Netflix, já em 2017, confirmasse uma terceira temporada, que estreará dia 4 de julho na gigante do streaming.

As duas primeiras temporadas da série se passam na década de 80, na pacata cidade de Hawkings, no estado norte-americano de Indiana. Nela, um grupo de garotos, formado por Will, Mike, Lucas e Dustin, se reunia depois da escola para jogar Dungeons and Dragons. Entretanto, quando Will estava voltando para casa após uma partida, ele é sequestrado por um monstro sombrio de uma realidade paralela.

Com o desaparecimento do menino, a cidade toda se mobiliza nas buscas, e seus amigos saem para procurá-lo na floresta, até que se deparam com Eleven. A menina, que havia fugido de uma base de testes do governo, tem poderes sobrenaturais e será fundamental para encontrar Will. Desde que não encontrem ela antes.

No novo capítulo da série, a história continuará girando em torno do mesmo grupo de crianças, porém agora mais velhas e mais maduras. Em uma cidade tão frequentemente assombrada por monstros de uma realidade paralela, é difícil conciliar ser rebelde com salvar o mundo. Pode parecer que não há como a adolescência interferir no caos que é a vida em Hawkings, mas as mudanças decorrentes dessa fase da vida só deixam os problemas mais difíceis de resolver. Como a trama geralmente se passa sob a ótica dos jovens protagonistas, a tendência da terceira temporada é de um amadurecimento maior no enredo, que deve deixar a série ainda mais instigante.

Link para o trailer de “Stranger Things - Temporada 3”: https://youtu.be/L-BEq4ZzfhE

De volta para casa

Nova produção original da Netflix retrata o cotidiano e os desafios dentro de uma grande família

Conjunto de pessoas que partilham dos mesmos laços sanguíneos e afetivos, uma família corresponde à forma mais primitiva de sociedade que existe. Apesar das particularidades de cada uma, todas representam um papel fundamental na formação de um indivíduo capaz de compreender seus direitos e deveres. Além disso, representam um apoio emocional para o resto da vida, mesmo durante momentos de desacordo. Com o intuito de abordar essa temática com um enfoque cômico, em especial as diferenças que existem entre os núcleos familiares de distintas gerações, chega dia 10 de julho na Netflix a série “Reunião de Família”.

Ao longo de 20 episódios, essa produção original acompanha a história da família McKellan, em especial de Moz (Anthony Alabi), um ex-jogador de futebol americano que, para iniciar a aposentadoria, decide se mudar com a esposa Cocoa (Tia Mowry) e os quatro filhos de Seattle para uma cidade no interior da Georgia, onde toda sua família vive. Apesar de repentina, a notícia é recebida com muita alegria pelos seus pais, que insistem em recebê-los na própria casa. No entanto, quase que imediatamente, essa reunião de gerações ocasiona atritos, principalmente na forma como as crianças devem ser educadas e o papel que a religião deve representar. E é com base nessas diferenças de pensamentos e como eles se mostram capazes de superá-las que a série se constrói como uma comédia leve e divertida, recomendada para todas as idades.

“Reunião de Família” foi criada por Meg DeLoatch, responsável por “Fuller House”, outra produção original da Netflix. Além disso, conta com a direção de Eric Dean Seaton, um veterano no mundo da comédia familiar, tendo em vista seu trabalho em “Modern Family”, o que contribui positivamente para a temática da série.

Link para o trailer de “Reunião de Família”: https://youtu.be/dQMinvdSMrM