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Geral 19/02/2021 15:11
Por: Redação

Secretaria de Educação prepara uma retomada cautelosa das atividades escolares

No Colégio Medianeira, aulas presenciais reiniciaram na quarta, dia 17

  • Escolas municipais estão sendo preparadas para respeitar o distanciamento entre as classes

Está previsto para a próxima semana o reinício das aulas nas escolas da rede municipal de Candelária. Irão retornar às atividades, no próximo dia 22, as Escolas Municipais de Educação Infantil Dona Tereza e Zenith Heinze. Por sua vez, no dia 8 de março retornam às aulas a EMEI Candina, as escolas de Ensino Fundamental, da Educação Infantil até o 9º ano, as escolas multisseriadas e as extensões das escolas Max Sperling, Adolfo Karnopp e Barão do Rio Branco. De acordo com a secretária municipal de Educação, Carla Goelzer, essa retomada está sendo precedida de diversos cuidados, e iniciaram ontem, quinta-feira, orientações para as famílias dos alunos nas creches. Também os servidores e professores das escolas estão recebendo orientações sobre cuidados a serem tomados nesse retorno das atividades.
Para essa retomada em meio à pandemia, com o avanço em modo lento da vacinação contra a covid-19, a secretaria de Educação optou por dividir os alunos em dois grupos, A e B. Com as turmas assim divididas, os grupos terão aulas presenciais em uma semana e, na outra, de modo remoto, com os grupos alternando-se nesses dois sistemas de ensino. Nas aulas presenciais, todos os cuidados previstos nos protocolos de segurança serão observados. Além disso, os planos de contingência das escolas estão sendo atualizados juntamente com o COE municipal.  Os preparativos para a retomada das atividades incluem o aferimento, através de testes rápidos, para covid-19 em funcionários e professores das creches. Integra esses cuidados a realização de pequenos grupos para acolhimento das equipes de professores e funcionários, com o objetivo de propiciar um início de ano letivo tranquilo e seguro. 
De acordo com Carla, pelo fato de a pandemia ainda ser muito preocupante, o retorno às aulas se torna um desafio a ser vencido. Porém, conforme explica, é necessário resgatar, mesmo que de forma gradual, a qualidade do ensino. "E acreditamos que, com um cuidando do outro, tudo vai dar certo", conclui.

No Medianeira, retomada com consciência da responsabilidade
No Colégio Medianeira, as aulas recomeçaram na quarta, 17. Para os alunos, esse retorno foi marcado pela alegria por poder rever colegas após um período de afastamento, por conta da pandemia. Ao mesmo tempo, para a direção, professores e funcionários, os sentimentos envolvem um estado apreensivo, dado o contexto adverso. Uma apreensão que reflete a consciência da grande responsabilidade em relação a toda a comunidade escolar no sentido de evitar o contágio com o coronavírus e, ao mesmo tempo, não deixar de cumprir com seu papel de ensinar. 
Segundo Alan Patrick Wagner, diretor do Medianeira, esse retorno foi cercado de cuidados. Em um momento semelhante, é inevitável que assim seja, e essa cautela iniciou por fazer um levantamento, junto aos pais dos alunos, a respeito de aceitarem ou não a volta de seus filhos aos bancos escolares. A adesão alcançou um percentual de 85 a 90%. Essa taxa elevada se deve em parte a um fato lembrado por Alan: as crianças e adolescentes, no que diz respeito a alterações na rotina, constituem a parcela da população mais afetada da pandemia, pelo fato de, de um dia para o outro, ver-se afastada tanto da convivência como de hábitos simples do cotidiano. Porém, como no ano passado foi possível terminar o ano sem contágios entre os alunos, a expectativa para 2021 é otimista. Um otimismo cauteloso, que prevê distanciamento de 1,5m entre uma classe e outra, uso irrestrito de álcool em gel, cantina fechada, cancelamento do recreio e um horário ampliado tanto no momento da entrada dos alunos como na saída, para evitar a formação de aglomerações.
Contribui ainda para esse otimismo o fato de professores e alunos agora já estarem familiarizados com os meios tecnológicos que permitem acompanhar as aulas de forma remota. Essa habilidade adquirida, tanto por parte dos alunos como pelos professores, poderá sanar um problema que se verificou de forma ampla na educação em razão da pandemia: a defasagem do conteúdo das diferentes disciplinas, e que, de acordo com Alan, não deverá se repetir no ano letivo de 2021.