Logo Folha de Candelária
Geral 13/11/2021 09:52
Por: Redação

Prefeitura protocola projeto para a compra de prédio

Imóvel da antiga Taqi será usado, segundo a justificativa da proposta enviada à Câmara, para abrigar a Secretaria Municipal de Educação

O interesse da Prefeitura de Candelária em adquirir um imóvel para abrigar a Secretaria Municipal de Educação se materializou na segunda, 8. Nesta data, a secretária de Educação do município, Carla Martn Goelzer, e o secretário municipal de Administração, Jorge Mallmann, protocolaram na Câmara um projeto de lei solicitando autorização legislativa para o município adquirir o prédio que abrigava recentemente a Loja Taqi, localizado na avenida Pereira Rego, esquina com a rua Gal. Osório. Pela proposta, o município pretende legitimar a compra da loja comercial de 497,80m2, além de um terreno anexo de 370m2, ambos pertencentes à Confecções Grehs Ltda. Como anexos ao projeto, a municipalidade juntou laudos de avaliação dos dois imóveis, indicando, dessa forma, que o valor total para a compra, de R$ 1.400.000, 00, é compatível à realidade do mercado imobiliário local.

Na justificativa que acompanhou o projeto, o prefeito Nestor Rubem Ellwanger (Rim) destaca a necessidade do município de buscar um novo endereço para a Secretaria Municipal de Educação. Tal providência, conforme explicado, decorre da necessidade de um maior espaço físico para a Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco, em funcionamento no mesmo imóvel da Secretaria Municipal de Educação. Conforme a justificativa, a referida escola possui turmas de educação infantil e de primeiro ano do ensino fundamental e já em 2022 irá incorporar à sua rotina escolar uma turma de segundo ano. “E, assim, irá ocorrer na sequência, com a Escola Barão do Rio Branco agregando a cada ano uma nova série, até completar o ensino fundamental”, acrescenta o texto. Esse aumento de turmas, segundo explicado, irá estabelecer a necessidade de ampliação do espaço físico, gerando uma incompatibilidade com a ocupação simultânea do imóvel junto com a Secretaria Municipal de Educação. O espaço é perfeitamente adequado à necessidade da escola, prossegue o documento, que cita, ainda, uma justificativa histórica nesta ocupação pelo educandário, considerando que o imóvel abrigou no passado a Escola Rio Branco, instituição de ensino da rede privada que encerrou suas atividades há vários anos.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Educação necessita de um espaço mais amplo e adequado às suas necessidades, exigências que, de acordo com a justificativa, ficam perfeitamente atendidas pelo imóvel cuja aquisição é buscada, mediante a autorização legislativa. O documento assinado pelo prefeito Rim sustenta, ainda, que, a partir da aquisição, a municipalidade deixará de ter a despesa referente ao aluguel de um imóvel, considerando que, diante da necessidade de ceder o espaço para a Escola Rio Branco, a pasta teria que buscar outro endereço. O projeto levado pessoalmente pelos secretários de Administração e de Educação foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Celso Gehres (Progressistas), acompanhado pelo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, vereador Jorge Willian Feistler (PTB). A partir do parecer das comissões, o projeto será submetido à apreciação dos vereadores. Se aprovado, o projeto deverá ser sancionado pelo prefeito, que poderá adotar os demais trâmites para legitimar a compra. A expectativa do Executivo é de que a aquisição do imóvel seja efetivada ainda neste ano.