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Geral 12/04/2019 10:51
Por: Redação

Escolas municipais e estaduais sem aula nesta sexta

Profissionais da rede pública estão reunidos para debater a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

  • Encontro ocorre na SME com videoconferência
  • Professores estão debatendo à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Todos os alunos matriculados nas escolas municipais e estaduais não terão aula nesta sexta, 12. Os professores e demais profissionais das escolas, no entanto, não terão folga, uma vez que irão participar das discussões com vistas à implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). No Colégio Medianeira - que pertence à rede privada de ensino -, as aulas serão normais hoje. Aprovado em dezembro de 2017, ao longo de 2018 ocorreu o processo de implantação da BNCC e elaboração dos referenciais curriculares dos estados. E em 2019 é a vez dos municípios. A implementação dessa base curricular comum envolve governo, gestores e professores em diferentes frentes: revisão dos currículos locais e dos materiais didáticos, formação continuada e inicial dos professores e alinhamento das avaliações. 
Pelo cronograma, todos os municípios deverão entregar até 30 de outubro, aos Conselhos Municipais de Educação, seus documentos para aprovação. Para tanto, foram planejados quatro chamados “Dias D” ao longo deste ano. O primeiro será nesta sexta, 12, com o objetivo de mobilizar as redes de ensino no território nacional para o estudo e a reflexão sobre a BNCC, o Referencial Curricular Gaúcho (RCG) e o início da organização do documento orientador do município. A secretária municipal de Educação, Esther Gelsdorf Spengler explica que o “Dia D” foi estruturado para permitir um trabalho em regime de colaboração, princípio básico da implantação da BNCC e do RCG. “A ideia é que juntos possamos refletir sobre a transformação que queremos para o estado e para o município através da educação”, salientou. Conforme a secretária, o objetivo é garantir aos docentes e gestores momentos de formação por meio do qual todos os estudantes, independente da rede em que estejam matriculados, tenham o direito ao ensino considerando a equidade, a diversidade e a igualdade.