Por:
A hora do futebol de campo
Inicia neste domingo, 21, a 24ª edição do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Candelária. Iniciado em 1971, o certame é um dos mais tradicionais do Vale do Rio Pardo. Historicamente, o Olarias de Linha do Rio é o maior vencedor, com oito títulos, seguido pelo atual campeão Ouro Verde, de Linha Bernardino, que possui quatro conquistas. Neste ano, nove agremiações correm atrás do título. Confira abaixo a rodada e um breve panorama dos participantes.
Ouro Preto x Ouro Verde – O atual campeão municipal Ouro Verde começa a sua caminhada em busca do penta na localidade de Pinheiro contra o Ouro Preto. A equipe de Linha Bernardino mantém a mesma base de 2006, com exceção dos laterais Jacomini e Caju e do meia Chocolate. O primeiro foi para o Atlético e os dois últimos para o União. Destaque para o goleiro Marcelo e o zagueiro Gerson. Já o Ouro Preto tenta a sua primeira conquista de municipal. A equipe do interior já obteve em 1993 o vice-campeonato da Copa Antárctica de futebol. Para a disputa deste ano, a equipe do Pinheiro mescla a experiência com a juventude dos pratas da casa. Os destaques são os experientes Lito, Marco Garcia e Félix.
Olarias x Pinheiro – Na Linha do Rio, o octacampeão municipal Olarias recebe o Pinheiro. O azulão de Linha do Rio se reforçou para a disputa deste ano. Destaque para a volta ao clube do goleiro Zeiro e do meia Paulo Rusch, atletas que já foram campeões com a equipe. Ontem a direção confirmou Gilmar Pavin como técnico do A. A equipe B será orientada por Márcio Bataioli. Já o Pinheiro, que foi vice-campeão municipal em 1983, vai em busca do seu primeiro título com uma equipe renovada entre pratas da casa e jogadores da cidade. Os destaques são os atacantes Coelho, ex-Ouro Verde e Eduardo, ex-Botucaraí.
Atlético x União – Em Linha Facão, o atual vice-campeão Atlético estréia contra o União, de Linha Boa Vista. A equipe da cidade vem forte na sua segunda participação no certame, com reforços em todos os setores. Os destaques são o zagueiro Humberto, o meia Alemão e o atacante Marco Kohl. Já o União volta a disputa dos municipais. A equipe, que já foi vice- campeão em 1978, vai em busca do título com um grupo de jogadores que possui muita qualidade técnica e experiência. Os destaques são Lauri, ex-Unidos e Chocolate, ex- Ouro Verde.
Unidos x Botucaraí – Na Rua Amândio Silva, popular Corredor, se enfrentam Unidos do Rincão x Botucaraí. A equipe do Rincão Comprido, vice-campeão em 1991, tenta o seu primeiro título na categoria A com jogadores, na sua maioria, do próprio bairro. O destaque da equipe é atacante Roger Cunha. Já a equipe de Vila Botucaraí vai em busca do tri-campeonato. O alvi-rubro do interior mescla a experiência com a juventude. Os destaques são o meia cabraisense Quéli e o atacante Joceli.
La Salle – O La Salle folga na rodada. Tradicional participante do certame, o tricolor da Marilene tenta a sua primeira conquista do municipal. Para a edição de 2007, o time da cidade vai tentar surpreender com um grupo jovem, sendo na sua maioria jogadores do próprio bairro. Destaque para o atacante Ivar. Os jogos deste domingo iniciam às 15h com as equipes “B” e às 17h com as equipes “A”.
Campeões e vices na categoria "A"
1971 - Tabacos (Passa Sete) - Independente (Bom Retiro)
1972 - Ouro Verde - Minuano (Vila Fátima)
1973 - Tabacos - São Bento (Passa Sete)
1974 - Tabacos - Olarias
1975 - Botucaraí - Olarias
1976 - Olarias - Botucaraí
1977 - Olarias - Renascença (cidade)
1978 - Olarias - União (Lª Boa Vista)
1983 - Olarias - Pinheiro
1984 - Olarias - São Jorge (cidade)
1985 - Minuano - São Jorge
1986 - São Jorge - Olarias
1987 - Minuano - Botucaraí
1988 - Botucaraí - Minuano
1989 - Minuano - Botucaraí
1991 - Canarinho (Lª Facão) - Unidos do Rincão (cidade)
1993 - Minuano - Olarias
1998 - Ouro Verde - Olarias
1999 - Olarias - Ouro Verde
2000 - Ouro Verde - Minuano
2002 - Olarias - Ouro Verde
2004 - Olarias - Ouro Verde
2006 - Ouro Verde - Atlético (cidade)