Por:
rbitro vtima de agresso no Campeonato Praiano
Cenas lamentáveis e que fogem dos padrões esportivos foram registradas na tarde do último sábado, 23, na quadra de areia da praia Carlos Larger, pela segunda rodada do Campeonato Praiano 2008. O primeiro jogo da rodada, entre Unidos/Café e Cia x Elite/Moura, transcorria de forma equilibrada, com a vitória do Elite/Moura pelo placar de 2x1, gols de Lito e Quelbin para o Elite e Valter para Unidos. Já no segundo tempo, um dos jogadores do Unidos que estava entre os reservas passou a reclamar acintosamente com o árbitro Felipe Severo. O juiz lhe aplicou cartão amarelo por reclamação. Na seqüência, o atleta do Unidos invadiu a quadra e passou a tentar agredir o árbitro com socos. Os demais jogadores do Unidos também entraram na confusão e um deles acabou acertando um soco no rosto de Severo, ocasionando sangramento no nariz do árbitro. A Brigada Militar, que estava no balneário, imediatamente entrou em quadra e conteve os ânimos dos atletas e dirigentes do Unidos. Alegando falta de segurança, os árbitros Jair da Silva e Felipe Severo encerraram a referida partida. Após o jogo, o árbitro registrou ocorrência na Brigada Militar em relação às agressões sofridas.
JOGOS – Os demais jogos da rodada foram realizados e não registraram outros incidentes. No segundo jogo, a equipe do M.A. Autopeças/Semal derrotou o Kande/Lojas Becker por 6x2, gols de Itamar e Barroges, ambos duas vezes cada, Marcelo e Lazáro para os vencedores. Cristiano e Vanderlei descontaram para o Kande. No último jogo, se enfrentaram Nacional x Posto Esquinão/Lojas Cerentini. O jogo foi muito equilibrado e terminou empatado em 3x3. Os gols foram de Everton (2) e Meinha para o Nacional e Joni (2) e Rafael para o Esquinão.
PUNIÇÃO – A organização irá se pronunciar sobre os fatos ocorridos na partida entre Unidos e Elite/Moura no dia de hoje. Os atletas agressores podem ser enquadrados nos artigos 18 e 20 do regulamento da competição, que prevê que o atleta que agredir fisicamente a atletas adversários, arbitragem ou membros da organização será eliminado da competição e a sua equipe perde a caução.
REGULAMENTO – Devido aos incidentes ocorridos nas duas primeiras rodadas do certame, o Departamento Municipal de Esportes decidiu realizar um adendo ao regulamento da competição que valerá a partir da terceira rodada até o final do certame. Segundo a organização, a partir de agora o atleta, dirigente ou torcedor identificado com a equipe que cometer qualquer ato de agressão contra atleta adversário, árbitro ou comissão organizadora, ficará suspenso até o final do ano, sendo proibida a sua participação de qualquer campeonato organizado ou apoiado pelo Departamento Municipal de Esportes neste período.