Por:
Porque sonhar preciso, sempre
Realizado através da secretaria municipal de Assistência Social e Habitação e o gabinete da primeira-dama desde 2005, em sua quarta edição o Projeto dos Sonhos atende em 2008 a 28 adolescentes dos mais diversos bairros do município. São jovens de 14 a 17 anos de famílias atendidas por projetos sociais do município que encontram, no trabalho desenvolvido, todo o suporte para suas vidas e o incentivo para nunca desistirem de seus ideais.
Para participar, basta não terem filhos e estarem freqüentando a escola. Com tudo certo, o passaporte para a mudança está carimbado. São reuniões semanais de março a dezembro, sempre às terças-feiras, onde realizam trabalhos manuais e debatem as principais temáticas da adolescência, como sexualidade, auto-estima, cidadania, a questão das drogas, a importância da família, entre outros. Com o apoio da psicóloga Roberta Crespo Moreira e da assistente social Claíre Terezinha Sirena, as adolescentes ainda contam com o auxílio de voluntários que prestam sua solidariedade em torno dos propósitos do projeto.
BAILE DOS SONHOS – Uma das atividades do projeto que mais gera expectativa é, sem dúvida, o Baile dos Sonhos, que possibilita às meninas toda a magia de um baile de debutantes. Este ano, a festa conta com o apoio da Associação Cultural Erico Verissimo e será realizada no dia 22 de agosto, no Clube Rio Branco, que estará especialmente decorado para a ocasião. Para que tudo isso seja possível, além do empenho de voluntários e do pessoal das secretarias de Assistência Social e Habitação e de Desenvolvimento Econômico e Cultural, as adolescentes também contam com o apoio de padrinhos da comunidade, que viabilizam o aluguel dos vestidos e sapatos. A tão esperada valsa será acompanhada por militares de Santa Maria, pares de honra das debutantes da noite. O baile será animado pela Banda Destaque Brasil. Ingressos antecipados já estão sendo vendidos a R$ 5,00. Na hora custarão R$ 8,00.
Importante
Para a psicóloga Roberta Crespo Moreira, o Projeto dos Sonhos é muito importante para a formação das jovens atendidas. “Notamos mudanças muito grandes no comportamento, postura e maturidade delas”, explica. Conforme conta, as adolescentes começam a perceber que podem deixar de serem seres passivos e começar a serem seres ativos na sociedade. Grande operadora desta mudança é a ênfase dada aos estudos. Tanto que uma das condições para participar do projeto é estar estudando. Graças a este apoio muitas delas já conseguiram um espaço no mercado de trabalho e muitas outras estão lutando atrás de seu lugar ao sol.