Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Preocupao com furtos de fios no interior

Uma comitiva de produtores rurais de Candelária reuniu-se com o delegado Eron Marques de Lemos nesta quinta-feira e expuseram um problema enfrentado em várias localidades do interior: o furto de fios e motores elétricos.
Segundo os agricultores, que preferiram não se identificar, com medo de represália dos bandidos, os casos de furto de fios e de motores de bombas de sucção, que servem para puxar água do rio para as lavouras, está cada vez mais intenso. Eles relatam que nos últimos dias cerca de 30 produtores foram lesados.
Os bandidos roubam os fios da rede que leva energia até as bombas ou até mesmo os motores, que são instalados nas margens do Rio Pardo. “Todos os anos acontece esse tipo de furto, mas desta vez a coisa está exagerada. Quase todos os dias têm um produtor vítima de ladrões”, disse um dos integrantes da comitiva. Ele ressaltou que esses furtos ocorrem à noite ou em períodos em que os produtores precisam se afastar das lavouras. “Estas ações causam bastante prejuízo aos produtores, pois além de repor o material perdido, ocorrem ainda prejuízos nas lavouras por falta de irrigação e sem falar no tempo de trabalho que deixou de ser executado”, explicou.
O delegado se comprometeu com os produtores em intensificar as investigações para encontrar os autores dos furtos e também os possíveis receptadores. “A intenção dos ladrões e de vender os fios de cobre, que são de fácil comercialização. No caso dos motores, eles levam as peças para retira as bobinas de cobre que existem no interior”, destacou.

Saiba mais
O delegado Eron Marques de Lemos acrescenta que a grande maioria destes materiais são furtados para serem trocados por entorpecentes. “Tudo que tem valor é utilizado na troca por drogas. Não esquecendo, quem compra estes materiais também está cometendo um crime. O de receptação, que tem pena de um a quatro anos de prisão e mais multa”, disse.