Logo Folha de Candelária
25/08/2009 16:56
Por:

Escoteiros do Estado chegam hoje para a Aventura Snior

A saudável integração com a natureza e a divulgação dos pontos turísticos de Candelária são os principais propósitos da Aventura Sênior, que inicia hoje e se encerra no domingo. Promovida pelo Grupo Escoteiro Botucaraí, a atividade pretente reunir na Terra do Botucaraí pelo menos 200 jovens de diversas partes do Estado. E é exatamente no Cerro Botucaraí que a aventura inicia. Hoje à noite, os jovens sobem o cerro, quando serão desenvolvidas atividades místicas que lembram a história do Santo Monge e as lendas que cercam o local, e por lá pernoitam.
Na manhã do sábado, 15, será travada uma batalha fictícia entre tupis-guaranis e bandeirantes diante de uma redução jesuítica especialmente construída para a atividade, lembrando do fato ocorrido em 1636 no local que ficou conhecido por Vila Trincheira. Depois disso, será servido um almoço em preparação para a aventura que segue na parte da tarde, com o deslocamento até a Ponte do Império.
No Passa Sete, os participantes montarão acampamento, conhecerão a história do local e construirão balsas com câmaras de pneus e taquaras que serão deslocadas até a Costa do Rio. De lá, no domingo, além de descerem o rio Pardo até novamente a Ponte do Império, os jovens realizarão um rapel no Poço do Arco.
Estão confirmadas presenças de dez grupos escoteiros de Porto Alegre e outros de Gravataí, Feliz, Rio Pardo, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Santo Ângelo e também de um Grupo de Escoteiro do Mar de Rio Grande. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Candelária e será realizado em parceria com a Rota Aventuras, Corpo de Bombeiros Voluntários de Candelária, Jeep Club Candelária, profissionais liberais, comércio local e voluntários.