Por: Arthur Mallmann
Estudantes do Guia Lopes se destacam em evento na PUCRS
Entre os 956 projetos inscritos, a escola teve dois dos 20 reconhecidos como destaque, sendo o único educandário da Rede Pública Estadual a receber a premiação
Na última quinta, 28, ocorreu a cerimônia de premiação do Espaço Jovem Cientista 2024 no Museu da PUCRS, em Porto Alegre. O evento reuniu estudantes de todo o Rio Grande do Sul em uma celebração do ensino científico. Dentre os 956 projetos inscritos, 160 foram selecionados para apresentação, e apenas 20 conquistaram o título de Destaque Jovem Cientista. A EEEM Guia Lopes, de Candelária, foi a única instituição da Rede Pública Estadual a figurar entre os premiados.
Estudantes da escola participaram com dois projetos que impressionaram o público e os avaliadores. O primeiro, “Medindo Calorias Através de um Calorímetro Caseiro”, foi desenvolvido sob orientação das professoras Marcia Melchior e Silvana Martins e explorou conceitos de física e química com a criação de um dispositivo simples para medir calorias de alimentos. Já o segundo projeto, “Cabine Sensitiva Interativa: Sentindo a Violência Contra a Mulher”, coordenado pelas professoras Ana Luisa Brandt e Marcia Melchior, abordou a violência de gênero por meio de uma experiência sensorial que instiga a conscientização sobre esse grave problema social (veja matéria aqui).
Em publicação, a diretora da escola, Ana Luisa Brandt, destacou o orgulho que sente pela conquista dos seus alunos e professores. “Parabéns estudantes e professores orientadores por representarem tão bem a nossa escola e mostrar que uma escola pública com ensino de qualidade é possível”, consta na página do Guia Lopes.
O evento
O Espaço Jovem Cientista é promovido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e faz parte dos projetos “Incentivo ao Ensino de Ciências nas Escolas do RS por Meio de um Espaço no Museu” e “Feira de Ciências e Mostras Científicas”. Seu objetivo é estimular a pesquisa e a criatividade entre os jovens do estado.
Além do Guia Lopes, a escola Francisco Hübner também participou do Espaço Jovem Cientista de 2024, mas seus trabalhos não foram condecorados (veja mais detalhes aqui)