Logo Folha de Candelária
Geral 25/10/2024 10:46
Por: Arthur Mallmann

Estudantes participam do EJC em Porto Alegre

Francisco Hübner Filho e Guia Lopes representaram Candelária no evento que promove o ensino científico nas escolas gaúchas

  • Alunos da Francisco Hübner na PUC (Foto: Divulgação)
  • A diretora Aline Rosa com alunos do projeto
  • A professora Cássia Goularte com o grupo que explorou as velas aromáticas infinitas (Foto: Divulgação)
  • Grupo do Guia Lopes com as professoras Márcia Melchior e Ana Luisa Brandt (Foto: Divulgação)
  • Estudantes do Guia desenvolveram um projeto de calorimetria e uma cabine sensitiva (Foto: Divulgação)
Na última quinta, 24, alunos da EMEF Francisco Hübner Filho, da Linha Brasil, e da EEEM Guia Lopes participaram do “Espaço Jovem Cientista” (EJC) no Museu da PUCRS, em Porto Alegre. O evento, parte dos projetos “Incentivo ao Ensino de Ciências nas Escolas do RS por Meio de um Espaço no Museu” e “Feira de Ciências e Mostras Científicas”, é financiado pelo CNPq e tem como objetivo promover o ensino científico nas escolas do Rio Grande do Sul.

Sob a orientação das professoras Cássia Goularte, Cristiane Mello e da diretora Aline da Rosa, os estudantes da Francisco Hübner Filho apresentaram dois projetos de destaque. O primeiro, "Aprendizagens Significativas em Grupo Ambiental: Possibilidades de Aprendizagens Através de Atividades Investigativas", focou na criação de velas aromáticas infinitas, uma solução sustentável que surgiu como resposta à falta de energia nas enchentes que atingiram o estado. O segundo, "Braço Mecânico com Materiais Recicláveis", explorou o reaproveitamento e os princípios básicos da mecânica, abordando o uso consciente de recursos.

O Guia Lopes, por sua vez, também teve trabalhos selecionados para o evento. A equipe de alunos da turma 301 apresentou o projeto "Medindo Calorias Através de um Calorímetro Caseiro", orientado pelas professoras Marcia Melchior e Silvana Martins. O projeto introduz técnicas de medição calórica com um dispositivo simples e acessível, estimulando o interesse pelos fundamentos da física e química. Já o projeto "Cabine Sensitiva Interativa: Sentindo a Violência Contra a Mulher" foi conduzido por outra equipe da mesma turma, sob orientação das professoras Ana Luisa Brandt e Marcia Melchior. A cabine buscou conscientizar sobre a violência de gênero de forma interativa, oferecendo uma experiência sensorial impactante que convida à reflexão sobre esse importante tema social.

Agora, após as apresentações na mostra, os estudantes concorrem ao prêmio de Destaque Jovem Cientista. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 28 de novembro.


Os trabalhos

EMEF Francisco Hubner Filho

Aprendizagens Significativas em Grupo Ambiental: Possibilidades de Aprendizagens Através de Atividades Investigativas

Autores: Bernardo Kauã Vollmer, Kauã Matias Hubert, Matheus Allan Priebe, Pedro Henrique Pribbnow e Murylo Brayan Ristow

Orientadores: Cássia Goularte e Aline da Rosa

Braço Mecânico com Materiais Recicláveis

Autores: Gustavo André Scherer, Dienifer Thais Wolff e Diego Rafael Pitol

Orientadores: Cristiane Mello e Aline da Rosa


EEEM Guia Lopes

Medindo Calorias Através de um Calorímetro Caseiro

Autores: Henrique Ellwanger, Sabrina Schiefferdecker e Vitória Priebe

Orientadoras: Marcia Melchior e Silvana Martins

Cabine Sensitiva Interativa: Sentindo a Violência Contra a Mulher

Autores: Ana Carolina Pfafe, Eduarda da Roza e Mariah Luize Lawall

Orientadoras: Ana Luisa Brandt e Marcia Melchior