Logo Folha de Candelária
Região 23/06/2023 11:03
Por: Diego Foppa

Sintonia com a natureza na Trilha Ecológica das Figueiras

Entre os atrativos estão à trilha que dá nome ao local, o tradicional café rural que é servido aos visitantes, além das estufas de morangos, parreiras de uvas, entre outros

Um passeio prazeroso e revigorante, podendo vivenciar atividades do dia a dia rural, além da oportunidade de saborear um delicioso café rural. Em síntese, é este o resumo de um passeio pela Trilha Ecológica das Figueiras, na propriedade da família Müller, na localidade de Cerrito, interior de Novo Cabrais. Conforme os responsáveis pelo local, o casal Marceli Müller Menezes e Márcio Menezes o pontapé inicial para a “transformação” da propriedade iniciou há aproximadamente cinco anos, quando resolveram inovar e cultivar morangos no sistema de bancadas, após incentivo do então secretário de Meio Ambiente da época, Agnelo Machado. “Essa área da propriedade era degradada. Os morangos foram uma alternativa para termos uma renda extra”, explicou Marceli. Com a criação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), em 2019, ela conta que veio o incentivo para oferecer novos atrativos no local e integrar o roteiro Caminhos da Natureza. “Eu costumava publicar algumas fotos da propriedade e da trilha nas redes sociais, mas sem a intenção de fazer turismo local”, conta. No entanto, as publicações atraíram interessados em conhecer e visitar a propriedade da família. Com isso, o casal começou a investir no espaço para deixar ele mais atrativo e, consequentemente, atrair visitantes. Uma das primeiras ações foi construir uma cabana, na qual é servido um delicioso café rural. Neste local, os visitantes tem a oportunidade de apreciar um verdadeiro banquete com sabores autênticos da culinária local, sendo que os pratos são oferecidos de acordo com o que a pessoa deseja. Após saborear o café, os visitantes podem caminhar pelas estufas de morango (atualmente, são três) e pela parreira de uvas, além é claro de degustar as frutas. Depois, é possível se aventurar pela Trilha das Figueiras, que possui aproximadamente 2,5 quilômetros, e praticamente não possui subidas íngremes. Nela, os visitantes podem se contemplar com a natureza e entender um pouco sobre a história das árvores que dão nome à trilha, bem como relatos históricos de antepassados que viveram nas proximidades. “A trilha já existia e para nossa família era algo rotineiro passar por ela nos finais de semana e relembrar os causos que nossos avós e bisavós contavam”, recorda. Na propriedade, também é possível pescar o próprio peixe em um dos seis açudes, que ficam a alguns metros da cabana. “A ideia é proporcionar aos visitantes a rotina da pessoa ligada ao campo”, ressalta. 

FUTURO – Com a aceitação do local, o casal já planeja oferecer novos atrativos. Entre eles, Marceli cita a criação de um colhe-pague de verduras, tornar a trilha autoguiada, ampliar a piscicultura e construir uma nova cabana para ser alugada.

VISITAÇÃO 
As visitas podem ser realizadas em qualquer dia da semana, exceto na segunda-feira. O valor é adequado de acordo com aquilo que o visitante busca. As reservas podem ser feitas via WhatsApp (51) 9 9665-0589 ou pelo Instagram @marceli_menezes. 
O PROJETO 
Criado em 2021, o projeto Caminhos da Natureza foi elaborado pelo escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Conselho Municipal de Turismo de Novo Cabrais (Comtur) e Prefeitura. A iniciativa visa fomentar o turismo e comunidades rurais, bem como a gastronomia e a cultura local. Seis locais integram o roteiro: Recanto das Esculturas, Parque Witeck, Sítio Pitangus, Trilha Ecológica das Figueiras, Trilha das Cascatas e Horto Cura Tudo. Os locais foram selecionados após um estudo realizado pelos envolvidos na iniciativa.  

CONFIRA AS OUTRAS REPORTAGENS DA SÉRIE 

RECANTO DAS ESCULTURAS 

PARQUE WITECK 

Fotos: Diego Foppa e Marceli Muller Menezes